Secretaria de Assistência Social realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

2023-05-18

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social desenvolveu várias ações.

Na segunda-feira (15), o CREAS realizou a distribuição de materiais informativos, além de realizar abordagens aos feirantes e público em geral para conscientizá-los e informa-los sobre a importância de proteger nossas crianças. 

Já na quinta-feira (18), dia em que marca o movimento, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também realizou atividades dinâmicas e de conscientização, proporcionando para as crianças usuárias do serviço, dicas de como sinalizar este tipo de violência e como pedir ajuda.
 
Mas, por quê este dia marca esta causa?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.