NOTA DE ESCLARECIMENTO

2023-07-03

A Prefeitura de São João, através da Secretaria de Saúde, prezando pela transparência e compromisso com toda a população, vem por meio desta nota esclarecer que, no dia de hoje (03/07/2023), vem circulando em redes sociais afirmações falsas relacionadas a um caso de uma criança atendida pela Unidade de Saúde da Família do bairro Parque Brasília, onde o responsável legal afirma que o menor foi alvo de intoxicação por medicamento fora da validade disponibilizado pela unidade.

Informamos que, em nosso sistema de registro de atendimento, constatou-se que o paciente foi atendido na data de 30/05/2023. Na ocasião, a profissional de saúde prescreveu medicação específica, que infelizmente não se encontrava disponível à época na farmácia hospitalar, vindo a estar disponível somente no dia 20/06/2023.

 

Após a data do abastecimento da medicação, não consta nenhum registro de retirada por parte dos responsáveis legais. Anulando assim, a possibilidade de distribuição de qualquer medicação fora da validade.
 

A conhecimento da população, informamos ainda que, hoje (03/07/2023), o paciente deu entrada na Unidade Hospitalar Josefa Cordeiro Vilaça, para atendimento, apresentando sintomas opostos ao de intoxicação medicamentosa, mas pertinentes a outro tipo de infecção.

 

Ressaltamos nosso compromisso em manter a integridade de nossos serviços de saúde, bem como o cuidado em garantir a segurança e a eficácia dos medicamentos fornecidos à população, ao mesmo tempo em que nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.